Etiquetas

segunda-feira, 26 de março de 2018

O CAPITÃO (Der Hauptmann) de Robert Schwentke

A História: Últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Willi Herold é um jovem soldado alemão que é perseguido pelos seus superiores por ter desertado. Ao fugir, encontra o uniforme de um capitão Nazi e vestindo-o vai-se tornando, aos poucos e poucos, igual ou pior aqueles que o perseguiam. Conhecem a expressão “o poder subiu-lhe à cabeça”? É isso que acontece aqui.

O Filme: Estão preparados para uma viagem crua e dura ao universo da guerra e da loucura infernal que ela representa? Sem filtros, nem julgamentos morais, o realizador e argumentista Robert Schwentke adapta uma história verídica ao cinema e o resultado é um excelente filme de guerra, como nunca tinha visto.
Se pensam que é um filme sobre a perseguição aos judeus, não podiam estar mais enganados. Este é o lado alemão da história, quando já não havia nada a perder e se voltam uns contra os outros, num ambiente demente e de decadência.
A fabulosa fotografia a preto e branco fez-me por vezes lembrar o expressionismo alemão e a brilhante montagem prende-nos da primeira à última imagem; também com um eficaz uso de som e um elenco extraordinário.
No papel principal, Max Hubacher é uma surpreendente revelação e, apesar de negra e imoral, é com vontade que acompanhamos a evolução do seu personagem. Como o seu fiel e muito calado motorista, Milan Peschel diz tudo com o seu olhar e Frederick Lau é assustadoramente violento como Kipinski.
Schwentke não nos poupa a nada e a cena final, na Berlim actual, recorda-nos que toda a loucura dessa grande guerra pode acontecer outra vez. Não é um filme fácil, mas é uma das boas surpresas deste ano!

Classificação: 8 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário