Etiquetas

domingo, 26 de novembro de 2017

O HOMEM DO CORAÇÃO DE FERRO (HHhH / The Man with the Iron Heart) de Cédric Jimenez

A História: Heydrich é um oficial alemão que, graças à sua esposa, entra no partido Nazi e depressa se torna numa figura importante e temida, sendo o responsável pela ideia do extermínio dos judeus nos campos de concentração. Jan e Jozef são dois jovens polacos enviados pela resistência a Praga para assassinarem Heydrich.

O Filme: Ele há pessoas que parece que já nasceram más e este tal Heydrich é um deles; alguém que mata e destrói vidas sem qualquer tipo de remorso, daí o título do filme. Ele na verdade parece ter coração de ferro e, no seu papel, Jason Clarke é frio e odioso. Nesse aspecto o realizador Cédric Jimenez aproveita bem o seu carisma, bem como o talento do resto do elenco, com destaque para Rosamund Pike, Jack O’Connell e Jack Reynor.
O que me ficou do filme é o facto de Heydrich ser um homem sem convicções politicas, mas que devido à sua natureza perversa aceita com prazer o cargo que lhe é dado. Hoje, como sempre, as cenas de extermínio levadas a cabo pelos Nazis continuam a chocar-me, pela sua gratuidade, violência, falta de sentido e pela forma imoral com que são executadas.
É uma pena que o realizador prolongue o filme por duas, por vezes penosas, horas. Perdendo tempo com apontamentos a roçar o pretensioso/artístico e alongado cenas sem necessidade de o fazer. A seu favor tem alguns bons momentos de suspense, mas para mim não foram suficientes para salvar o filme.

Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário