Etiquetas

sábado, 17 de fevereiro de 2018

THE FLORIDA PROJECT de Sean Baker

A História: Verão. A pequena Moonee vive com a sua mãe nos subúrbios do Disney World na Florida e passa os dias a brincar com os seus amigos. A sua atitude rebelde e mal-educada é herdada da sua mãe, uma mulher que vive de subterfúgios e mesmo prostituição.

O Filme: Tal como no seu filme anterior, TANGERINE, o realizador/argumentista Sean Baker mostra-nos o lado sujo e pobre dos Estados Unidos, mas fá-lo com realismo, sentido de humor, carinho pelos seus personagens marginais e sem pudor.
Ao princípio, fiquei com a ideia que ia assistir a quase duas horas de brincadeiras de crianças irritantes e mal-educadas, mas aos poucos e poucos comecei a perceber que o que interessa a Baker é a forte relação entre Moonee e sua mãe, o contraste entre o mundo cor-de-rosa da Disney e a negra realidade das classes menos favorecidas, bem como a cumplicidade protectora de Bobby, o responsável pela manutenção do empreendimento habitacional onde Moonee vive.
Um grupo de actores inexperientes dão vida às personagens dando-lhes um realismo que actores profissionais nunca lhes dariam, com destaque natural para Brooklynn Prince como Moonee e Bria Vinanite como a mãe. O veterano Willem Dafoe tem em Bobby um papel à altura do seu talento e foi justamente nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário.
Entre o colorido das casas e a vida cinzenta dos seus personagens, há momentos de pequena magia, onde a imaginação de uma criança é a sua melhor amiga e o acto de partilhar um gelado um momento alto da sua existência. Mas acima de tudo, é um filme sobre o amor de uma mãe pela filha, por muita irresponsável que a primeira seja. Um bom filme, crú, mas com raios de esperança e inocência.

Classificação: 7 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário