Etiquetas

quarta-feira, 19 de julho de 2017

DUAS MULHERES, UM DESTINO (Sage Femme) de Martin Provost

A História: Claire, uma parteira solitária, recebe um telefonema da antiga amante do seu pai, Béatrice, a qual levou este ao suicídio quando o deixou. Curiosa por saber o que ela fez com a sua vida, Claire aceita encontrar-se e juntas acabam por criar laços de amizade.

Os Actores: Duas grandes Catherines, Frot e Deneuve, dão vida, respectivamente, a Claire e a Béatrice. A química que partilham entre si é a alma e o coração deste drama pontuado por humor. Ambas dão-nos excelentes interpretações e há muito tempo que não via Deneuve tão bem; a verdade é que o papel lhe assenta que nem uma luva e o mesmo se pode dizer do papel de Frot.

O Filme: Imagino o prazer que deve ter dado ao realizador Martin Provost não só dirigir este duo de actrizes, como também escrever estes papéis para elas. A sua câmara filma-as com amor e carinho e tudo o resto é quase secundário. É um drama por vezes comovente que nos fala de pessoas reais, em cujas vidas não acontece nada de especial e que, no entanto, têm vidas tão ricas em emoções que nos fazem acreditar que, apesar dos problemas, é bom estarmos e sentirmo-nos vivos. Não é uma lição de moral, mas apenas um pequeno filme, com grandes actrizes e uma história simples, sem pretensões de ser artístico ou de nos revelar grandes verdades.

Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário