Etiquetas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O SENTIDO DO FIM (The Sense of an Ending) de Ritesh Batra

A História: Tony é um reformado divorciado que parece estar bem com a sua vida. Ao receber uma carta de uma antiga namorada, referente a uma pequena herança que lhe foi deixada pela mãe desta, começa a recordar o seu passado e é obrigado a rever algumas das suas acções.

Os Actores: Não tenho nada contra Jim Broadbent e até acho que ele é um bom actor, mas nunca simpatizei muito com o senhor. Talvez por isso não tenha sentido qualquer tipo de empatia com o seu personagem; ele é convincente no papel, mas não mexeu comigo. O jovem Billy Howle dá vida à mesma personagem quando jovem e só me fez lembrar, fisicamente e no estilo de interpretação, Eddie Redmayne. No papel da jovem Veronica, Freya Mavor revela-se uma actriz promissora e, na versão mais velha, Charlotte Rampling empresta a Veronica o seu lado frio e olhar penetrante. Em papéis secundários, Harriet Walter, Michelle Dockery, Matthew Goode e Emily Mortimer dão credibilidade às suas personagens.

O Filme: O filme anterior de Ritesh Batra, DABBA (A Lancheira), foi para mim uma agradável surpresa e foi cheio de pensamentos positivos que fui ver este filme. Baseado num best-seller de Julian Barnes que eu não li, é um drama que promete mais do que aquilo que, emocionalmente falando, me ofereceu. Acredito que o facto do personagem principal não ser muito interessante não ajuda nada e, por vezes, achei que a acção se arrastava um pouco. Tenho pena que a personagem de Veronica (a antiga namorada) não tenha sido mais explorada, pois é a personagem mais cativante da história. Achei graça a uns pequenos apontamentos homoeróticos (por exemplo: a cena entre Tony e o irmão de Veronica), mas estes não vão a lado nenhum. Depois é tudo um bocado contido, sem grandes oscilações de humor, drama ou emoção. Gosto de filmes mais emotivos, que me consigam prender à história que contam e não é esse o caso com este SENSE OF AN ENDING, cujo título poético parece prometer algo de diferente e mais intenso.

Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário