Etiquetas

segunda-feira, 20 de março de 2017

NERUDA de Pablo Larrain

A História: Chile anos 40. O famoso poeta Pablo Neruda, após juntar-se ao Partido Comunista, é perseguido por um inspector da polícia determinado em prendê-lo ou mesmo matá-lo

Os Actores: Depois de NO, o talentoso Gael García Bernal volta a ser dirigido por Pablo Larrai. O personagem do inspector, um homem quase a roçar o imbecil e que por vezes me fez lembrar o Inspector Closeau dos filmes da Pantera-Cor-de-Rosa, não lhe assenta muito bem e só quando fica com um ar completamente perdido é que ele brilha. No papel de Pablo Neruda, Luis Gnecco dá-nos um homem irritante, nada humilde e um bocado javardo; isso não ajuda muito a simpatizarmos com a sua luta; mas provavelmente Neruda era mesmo assim. Em termos de elenco, é Mercedes Morán, como a “mulher” de Neruda, quem mais se destaca, roubando a atenção em todas as cenas em que aparece.

O Filme: Este é o segundo filme de Pablo Larraín a estrear em Lisboa este ano; o outro foi o JACKIE e, quando escrevi sobre o mesmo mencionei o facto de o filme anterior de Larraín, O CLUBE, ser dos melhores que vi em 2016. Infelizmente, esta biografia sobre Pablo Neruda não está ao nível desse filme, sendo mesmo uma grande decepção. A primeira parte é enfadonha e desinteressante... tenho mesmo que confessar que travei uma luta inglória contra o sono. O filme só melhora na segunda parte, principalmente quando a personagem da “mulher” de Neruda está presente. As vozes off em nada ajudam a narrativa e falta alma ao filme. Mais do que uma simples biografia, o filme é sobre a obsessão de um homem em apanhar outro, só que esse lado só ganha força mais ou menos nos 30 minutos finais, principalmente na perseguição na neve.

Classificação: 3 (de 1 a 10)











Sem comentários:

Enviar um comentário