Etiquetas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

JOGO DE DAMAS de Patrícia Sequeira

A História: Após o falecimento de Marta, as suas cinco melhores amigas passam uma noite na casa de turismo rural da mesma. Vai ser uma noite de revelações e mágoas, em que a sua amizade vai ser posta à prova.

Os Actores: Um quinteto de cinco belíssimas actrizes dão vida a este realista grupo de amigas. Todas elas brilham com naturalidade, emoção e humor. Para mim o destaque, talvez devido à personalidade das suas personagens, vai para Rita Blanco e Maria João Luís, mas Fátima Belo, Ana Nave e Ana Padrão vão também lindamente. Juntas fazem-nos acreditar na sua amizade e nem por um momento duvidamos que elas são amigas de longa data.

O Filme: Faccioso me confesso! Ou seja, faz muito tempo que não via um filme português. Geralmente os trailers prometem dramas depressivos ou intelectuais ou então comédias estúpidas, nada que me aguce o apetite. Mas o trailer deste JOGO DE DAMAS chamou-me a atenção e lá me enchi de coragem e fui vê-lo. Tive assim uma grande a agradável surpresa. Este filme de Patrícia Sequeira é uma drama comovente, dirigido com sensibilidade e carinho pelas personagens, com a dose certa de humor e que fala da vida e da morte de forma informal. Assim, depressa cria empatia entre nós e as personagens, deixando-nos presos às suas emoções, reacções, alegrias e tristezas. O argumento de Filipa Leal, para o qual as cinco actrizes também contribuíram, está muito bem construído e é de uma simplicidade contagiante. Pode ser apenas uma filme de “gajas”, mas para mim é desde já um dos grandes filmes de 2016! A não perder!

Classificação: 8 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário