Etiquetas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

FILHO DE SAUL (Saul Fia) de László Nemes

A História: Num campo de concentração na Polónia, os prisioneiros são obrigados a queimar os corpos dos seus compatriotas e a salvar os seus objectos de valor para os Nazis. Um desses prisioneiros, Saul (Géza Röhrig), salva o corpo de uma criança que ele acredita ser o seu filho e decide dar-lhe um enterro digno.

Os Actores: No papel de Saul, Géza Röhrig carrega com o filme nos seus ombros e fá-lo muito bem. A sua interpretação comedida, onde apenas os seus olhos revelam alguma vida, deixa-nos na dúvida sobre a sua sanidade mental, o que torna a sua personagem muito mais interessante. O restante elenco cria uma realidade assustadora e, nem por um momento, duvidamos que eles estão dentro de um campo de concentração e que nós estamos lá com eles.

O Filme: As imagens que iluminam o ecrã do cinema são quadradas e o facto de quase tudo ser filmado em planos fechados e close-ups sobre Saul, cria uma sensação de claustrofobia que transborda para fora do ecrã. Nunca em nenhum filme vi a realidade dos campos de concentração ser mostrada de forma tão suja, confusa e diabólica. Os Nazis eram dementes e os seus prisioneiros faziam tudo para poderem sobreviver mais um dia. A loucura, a morte e o medo eram o dia a dia daquela gente e o realizador László Nemes mostra-nos isso sem receio de nos chocar. Não há muito tempo vi um filme de terror de segunda categoria intitulado FRANKENSTEIN’S ARMY, onde o tema era também a demência dos Nazis e ambos os filmes partilham uma qualidade suja e peganhenta que se cola a nós. Não posso dizer que tenha gostado muito do presente filme; o seu estilo quase documental não é muito do meu agrado, mas enquanto relato de uma realidade que muitos parecem ter esquecido ou querem esquecer, é sem dúvida um documento importante. Mas acreditem, isto não é um filme, mas sim um pesadelo!  

Classificação: 6 (de 1 a 10)








Sem comentários:

Enviar um comentário