Etiquetas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

AS NUVENS DE SILS MARIA (Clouds of Sils Maria) de Olivier Assayas

Maria Enders é uma famosa actriz que, ao aceitar entrar numa nova versão da peça que a tornou famosa há 20 anos atrás, se vê confrontada com a sua própria realidade, a de uma mulher de 40 anos cuja juventude já ficou para trás.

O argumento é interessante e o duelo entre as três actrizes está bem dirigido, mas não havia necessidade do realizador/argumentista Olivier Assayas esticar tanto o filme, tornando-o demasiado longo. Uma montagem mais criativa e um corte aqui e ali, poderia ter feito milagres. Assim, temos algumas cenas desnecessárias, como  por exemplo a sequência em que Valentine (a assistente de Maria) conduz na noite e acaba a vomitar. Os passeios pelas montanhas são bonitos, mas não eram preciso tantos.

O melhor é mesmo as actrizes. Juliette Binoche está em grande forma, dando à sua Maria Enders toda a emoção e profundidade que este precisa, e a sonsa da Kristen Stewart é uma agradável surpresa. Num papel mais secundário, Chloë Grace Moretz também convence como a estrela teenager que não quer saber dos outros para nada. Infelizmente, o resto do elenco não está à altura destas actrizes.

O filme aborda algumas questões relevantes sobre as crises da idade, bem como algumas pessoas se deixam deliberadamente manipular e enganar. Com estes temas poderia ser um filme muito mais forte. Classificação: 5 (de 1 a 10)




1 comentário:

  1. A cena da Valentine a conduzir foi das poucas que gostei mesmo, principalmente com aquela música que ficou uma boa cena.
    "As Nuvens de Sils Maria": 2*

    "As Nuvens de Sils Maria" deixou algo a desejar e deixou-me com um sabor amargo na boca.
    "Clouds of Sils Maria" deu-me sono e cheguei a adormecer numa ou outra cena.

    Cumprimentos, Frederico Daniel aka Os Filmes de Frederico Daniel.

    ResponderEliminar