Etiquetas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BOYHOOD: MOMENTOS DE UMA VIDA (Boyhood) de Richard Linklater

A História: Da tenra idade dos 5 anos até completar 18, seguimos momentos da vida de Mason. As relações falhadas da mãe, a irresponsabilidade bem disposta do pai, as atitudes irritantes da irmã, a descoberta do amor, as questões existencialistas e a falta de um objectivo.

O Filme: Toda a gente anda a falar deste filme pelo facto do seu realizador, Richard Linklater, o ter filmado durante 12 anos, acompanhando assim o crescimento e envelhecimento natural dos seus personagens. Será que isso só por si faz um bom filme? Claro que não, mas a verdade é que estamos perante uma história bem estruturada, com diálogos muito bem construídos e feita com o equilíbrio certo entre o drama e o humor. Em termos artísticos, não tem nada que o distinga especialmente doutros filmes do género, nem de original na abordagem da história. Mas segue-se com interesse e, apesar da sua longa duração, não se dá pelo tempo passar. Para além de uma história pessoal, é também um retrato de uma América feita de contrastes (a família religiosa e a sua tradição com armas de fogo é um bom exemplo).

Melhor Cena: Mason chega a casa durante uma festa da sua mãe e esta confronta-o com o facto de ele ter estado a beber e a fumar charros. A relação entre os dois é verdadeira e o humor que ambos partilham uma verdadeira delícia.

Os Actores: A revelação do filme é o jovem Ellar Coltrane, que cresceu como o personagem e, no processo, tornou-se um actor credível. Mas nos papéis dos seus pais, Patricia Arquette e Ethan Hawke têm talvez as melhores interpretações da sua vida e roubam todas as cenas em que aparecem, com uma naturalidade incrível e um à vontade de fazer inveja a muita gente. Já Lorelei Linklater (filha do realizador) não me convenceu com a irmã irritante de Mason, se bem que gostei dela na cena em que o pai lhe fala de sexo.

Classificação: 7 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário