Etiquetas

domingo, 23 de novembro de 2014

DOIS DIAS, UMA NOITE (Deux Jours, Une Nuit) de Jean-Pierre & Luc Dardenne

A História: Sandra, que tem estado de baixa, descobre que os seus colegas estão dispostos a  que ela seja despedida em troca do pagamento de um prémio. Desesperada, ela tem dois dias e uma noite para os convencer a escolherem-na a ela e a abdicar do prémio. 

O Filme: Isto é o que eu chamo um filme super-realista, dirigido com simplicidade e sensibilidade pelos irmãos Dardenne. A situação de Sandra é desesperante e o filme consegue transmitir a sensação de angustia que ela vive, levando-nos a pôr-nos no seu lugar e a questionar se teríamos força para lutar pela nossa sobrevivência, quando tudo parece estar perdido. Forte, eficaz e humano, é outro dos bons filmes deste ano.

Melhor Cena: O primeiro telefonema que Sandra faz para tentar convencer um colega a mudar de ideias.

Os Actores: O elenco que a rodeia é de uma grande naturalidade, mas o filme pertence por direito à excelente Marion Cottilard, que tem aqui um dos melhores desempenhos da sua carreira. Com um simples olhar ela consegue transmitir toda uma gama de emoções, que nos tocam e a sua ansiedade é palpável. O seu bonito rosto, aqui desprovido de qualquer tipo de maquilhagem, ocupa grande parte do filme, em longos planos que nos aproximam dela e da sua luta. 

Classificação: 8 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário