Etiquetas

domingo, 12 de outubro de 2014

AMAR FOI A MINHA PERDIÇÃO (Leave Her to Heaven) de John M. Stahl

Ellen e Richard conhecem-se num comboio e ficam fascinados um pelo outro. Depressa casam e ela ama-o tanto que não está disposta a partilhá-lo com ninguém, o que a torna obsessiva ao ponto de ser capaz de cometer um crime.

Com este filme regressei à Cinemateca, local de que fui no passado espectador assíduo e onde já tinha visto este clássico do filme negro. Revê-lo fez-me perceber como sou fascinado pelo artificialismo do cinema americano. Os cenários pintados, as actrizes maiores que a vida, a fuga da vida real... Adoro isso tudo! Entre o realismo do chamado “cinema do mundo” e o artificialismo de Hollywood, a minha escolha vai sempre para o último.

Quanto ao presente filme, vive sobretudo da interpretação de Gene Tierney, aqui num dos seus melhores papéis e que lhe valeu a sua única nomeação para o Óscar. A seu lado, Cornel Wilde é um bocado canastrão, mas Vincent Price tem uma presença forte e Jeanne Crain vai bem como a irmãzinha boazinha. Mas o filme pertence por direito a Tierney, a eterna LAURA, uma das mais belas actrizes da história do cinema e que aqui revela o seu lado sombrio.

A história é muito negra e quando saí do cinema disse ao meu companheiro que já não se escreviam histórias destas e ele disse-me que o recente GONE GIRL tinha algumas semelhanças e acho que ele tem razão. Ambas “heroínas” são apaixonadas e obcecadas pelos seus maridos, ao ponto de serem capazes de matar e mesmo de se suicidar para não o perderem. O grande contraste é que, enquanto GONE GIRL usa uma paleta de cores muito soft para contar a sua história, aqui esta é contada num esplendoroso technicolor que valeu ao seu director de fotografia, Leon Shamroy, um Óscar. Classificação: 8 (de 1 a 10)

PS.: Para verem as imagens com melhor resolução é só clicarem nas mesmas.








Sem comentários:

Enviar um comentário