Etiquetas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

COM JEITO VAI... (Carry On...) de Gerald Thomas

Provavelmente, poucos de vocês se lembram da célebre série de comédias inglesas conhecida por cá por “Com Jeito Vai”. Pessoalmente, vi três no cinema e sempre me fizeram rir. Eram comédias malandrecas, apimentadas, com histórias simples, mas com pés e cabeças, e um elenco fixo de bons e divertidos comediantes. Elas eram quase sempre possuidoras de um par de mamas para o avantajado;  eles raramente eram fisicamente interessantes.

No final dos anos 70, o principal realizador da série decidiu fazer um apanhado de algumas das melhores cenas desses filmes e o resultado estreou por cá em 1980, COM JEITO VAI... PESSOAL! Fui vê-lo e diverti-me imenso (até o fui ver duas vezes), tendo ficado com vontade de ver mais filmes. Era sem dúvida uma boa homenagem à série de filmes e aos muitos actores que lhe deram vida.

Aproveitando este pequeno apontamento cinéfilo, deixem-me debruçar um pouco sobre esta famosa série de comédias inglesas. O primeiro filme, CARRY ON SERGEANT, é datado de 1958 e o último, CARRY ON COLUMBUS, de 1992, num total de 31 títulos. Para quem nunca viu nenhum filme de série, o seu humor era um bocado na linha do Benny Hill. Mas mais que isso, eles gozavam com diversos géneros cinematográficos (terror, espionagem western, etc), com diversas instituições (hospitais, polícia, etc) e com alguns filmes em particular (CLEÓPATRA, EMMANUELLE, etc). Hoje são provavelmente datados, mas não me importava de ver alguns.

Julgo que estrearam todos por cá, nomeadamente no cinema São Jorge, e consegui encontrar os cartazes portugueses da maioria deles, os quais partilho aqui para meu e vosso prazer. Ficam a faltar os cartazes para  CARRY ON: CRUISING, AT YOUR CONVENIENCE, EMMANUELLE e COLUMBUS.

Decidi também juntar algumas imagens dos filmes, bem como os seus cartazes originais. Por isso com jeito vai...

PS.: Para verem as imagens com melhor resolução é só clicarem nas mesmas.























Sem comentários:

Enviar um comentário