Etiquetas

domingo, 9 de março de 2014

LIÇÕES DE HARMONIA (Uroki Garmonii) de Emir Baigazin

Aslan é um jovem solitário que um dia é humilhado por um colega e começa então a planear a sua vingança.

Do Cazaquistão chega-nos este drama. Onírico? Talvez. Chato? Definitivamente! Durante duas horas assistimos a uma sucessão de planos fixos, geometricamente estudados, onde a acção se desenrola a um ritmo capaz de fazer adormecer os maiores sofredores de insónias.

A história até que podia ser interessante, mas nas mãos do estreante Emir Baigazin não passa de uma sucessão de cenas onde a violência é gratuita (seja entre alunos, entre professores e alunos ou entre policias e alunos), chega a ser estupidificante e no fim interroguei-me para que é que foi aquilo tudo. Acredito que o problema deve ser meu, que já não tenho nem paciência nem capacidade para apreciar estas coisas; é por causa de filmes como este que raramente tenho vontade de ver “filmes do mundo”.

Quanto aos jovens actores... Bem, os moços são tão inexpressivos que não percebi se eram bons ou maus.


Talvez esta seja a realidade do Cazaquistão, mas para mim um filme tem que conseguir fazer uma destas três coisas: entreter, provocar emoções ou ensinar qualquer coisas. Este filme não consegue nenhuma delas. Tenho pena, mas não gostei mesmo nada! Classificação: 1 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário