Etiquetas

domingo, 5 de janeiro de 2014

12 ANOS ESCRAVO (12 Years a Slave) de Steve McQueen

Solomon Northup é um negro livre que é raptado e vendido como um escravo. Nas plantações para onde é enviado, tenta sobreviver e ao mesmo arranjar uma forma de poder recuperar a sua liberdade.

Há filmes assim, que nos prendem com a sua história, com as suas imagens e com os seus actores. Tinha ouvido tanta coisa sobre este filme que temia ir ficar decepcionado, mas muito antes pelo contrário. Steve McQueen, o realizador, dá-nos um retrato crú e violento sobre a escravatura nos Estados Unidos, mas fá-lo de uma forma intimista, mais interessado nos seus personagens do que em criar um épico. Não me recordo de alguma vez ter visto o problema da escravatura tratado de uma forma tão brutal e sensível, não deixando ninguém indiferente. Quando nos comove, não o faz por ser lamechas, mas sim porque McQueen nos conseguiu envolver emocionalmente com as suas personagens.

O elenco é de excepção e dirigido com mão de mestre. No papel principal, Chiwetel Ejiofor tem aqui a grande oportunidade da sua carreira e agarra-a com unhas e dentes, dando-nos uma interpretação sóbria mas cheia de expressão e sentimento. Como Edwin, um dos seus donos, Michael Fassbender é simplesmente excelente, num misto de perversidade, demência, sexualidade e imoralismo que ultrapassa o mero vilão cinematográfico. Na sua estreia em cinema, Lupita Nyong’o é uma revelação como Patsey, a favorita de Edwin, transmitindo-nos a sua dor e desespero de forma lacerante. Quem também está muito bem é Sarah Paulson como a cruel esposa de Edwin. Mas também há boas interpretações de Paul Dano, Benedict Cumberbatch, Alfre Woodard e Paul Giamatti, entre outros.


Há filmes assim, que de tão bons que nos revitalizam e ao mesmo tempo nos fazem sentir vergonha de fazermos parte da raça humana. Eu sei que é prematuro afirmar isto, mas acho que este vai ser um dos melhores filmes deste ano cinematográfico que agora começou. Classificação: 8 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário