Etiquetas

domingo, 15 de dezembro de 2013

MANDELA: LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE (Mandela: Long Walk to Freedom) de Justin Chadwick

O filme conta-nos a história de Nelson Mandela, desde a sua infância numa aldeia da África de Sul até se tornar o primeiro presidente eleito democraticamente no seu país. Pelo meio temos as suas mulheres, a sua carreira de advogado que acaba por levá-lo à politica, a longa pena de prisão, bem como o apoio da sua segunda esposa, Winnie.

Eu sei que não devia dizer isto, mas por esta altura já estamos provavelmente fartos de ouvir sobre Nelson Mandela. Claro que nada disso lhe tira a sua importância e tudo aquilo que ele conseguiu nos seus anos de vida. Homens como Mandela não são muitos, capazes de lutar por uma causa justa mesmo que isso implique a sua morte. O que está aqui em causa não é o homem, mas sim esta biografia à la Hollywood baseada na autobiografia de Mandela.

Julgo que os factos mais importantes da vida de Mandela estão aqui retratados, bem como a importância dos seus actos, mas falta-lhe garra. O realizador Justin Chadwick dá-nos uma espécie de telefilme limpinho, sem polémicas e sem grande impacto. A causa porque Mandela lutou toda a sua vida merecia um filme mais forte. Chadwick cinge-se aos factos, não conseguindo dar-lhes grande dramatismo. Depois a omnipresente música tenta manipular-nos enquanto a acção se arrasta por mais de duas horas.

A culpa pode não ser só do realizador, pois o actor Idris Elba dá-nos uma interpretação inexpressiva (por exemplo a cena em que visita o local onde jazem as vítimas de um massacre), desprovida de qualquer envolvimento emocional com o material. Fisicamente ele captou o personagem, mas não o seu espírito. Há uns anos atrás, Morgan Freeman deu vida a Mandela em INVICTUS e nem por um segundo duvidei da sua interpretação; é esta a diferença entre um grande actor e um simples actor.

Talvez devido à excelente interpretação de Naomie Harris, é Winnie Mandela que se revela o centro emocional do filme. Harris dá-lhe carisma e uma força que falta a Elba como Mandela. Dei por mim muito mais interessado em saber mais sobre esta mulher do que com a vida de Mandela. A ela se devem os melhores momentos do filme.


A maior publicidade a este filme é o recente falecimento de Mandela, que levou a que a estreia tivesse sido mais cedo do que previsto, mas o filme não faz jus a esse grande homem. Classificação: 4 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário