Etiquetas

domingo, 8 de dezembro de 2013

JIMMY P. De Arnaud Desplechin

Jimmy P. é um índio que combateu na 2ª Guerra Mundial, onde sofreu um traumatismo craniano que lhe provoca terríveis dores de cabeça e lhe turva a visão. Assim, acaba internado num hospital psiquiátrico onde, após vários testes inconclusivos, acabam por convidar um “especialista” francês, Georges Devereux, para tratar do seu caso.

Durante cerca de duas horas assistimos à relação entre Jimmy e Georges, sem que algo emocionante, dramático ou mesmo cómico aconteça. Supostamente é baseado numa história real e num livro escrito por Georges Devereux, mas a verdade é que não há nada de muito interessante aqui, o que me leva a interrogar porque motivo adaptaram o livro ao cinema.


Benicio del Toro e Mathieu Amalric, como Jimmy e Georges, estão bem e a sua relação parece real, mas isso não chega para dar vida a este filme morno e inconsequente. Supostamente o tema do racismo está cá, mas não é relevante e a ligação amorosa entre Georges e uma mulher casada não está aqui a fazer nada. Confesso que adormeci por alguns instantes, mas as conversas entre médico e paciente são tão aborrecidas que não resisti. Classificação: 2 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário