Etiquetas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

NÃO (No) de Pablo Larrain


Chile 1988. O governo de Pinochet, a fim de apaziguar a comunidade internacional, é obrigado a fazer um referendo e para isso financia uma campanha (No) contra a sua própria candidatura (Si). Para dar vida a essa campanha é contratado René Saavedra, um jovem director criativo. Quando menos se espera, o movimento No ganha vida própria, fazendo estremecer o governo vigente.

A politica nunca foi assunto que me despertasse muito interesse, talvez por isso tenha dado umas “cabeçadas” nos primeiros minutos deste filme, mas depois acordei e segui esta história com algum interesse. Mais que um filme politico, é um filme sobre o poder da publicidade e da televisão e como esses meios são usados de forma a manipular as multidões. Usando uma fotografia tipo documental/experimental,  o realizador Pablo Larrain dá um ar de autenticidade ao seu filme, com um bom equilíbrio entre o drama e o humor, mas não me conseguiu emocionar.

Gael Garcia Bernal, com o seu olhar profundo, é um convincente René, mais interessado no lado artístico da campanha do que no lado politico da mesma. O restante elenco parece saído da época e todos vão muito bem.

Com a actual crise económica e politica que se vive em Portugal, dá vontade de criar um movimento como este No, que faça tremer os alicerces do nosso governo e que os acorde para a realidade do que se passa. Classificação: 5 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário