Etiquetas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

TERRA PROMETIDA (Promised Land) de Gus Van Sant


Steve e a sua colega Sue são enviados para uma pequena comunidade rural com a missão de convencerem os seus pobres habitantes a alugarem as suas terras à empresa de gás para quem trabalham. Aí, têm o trabalho dificultado pela presença de Dustin, um membro de um grupo ambientalista.

Uma história com três lados distintos. Uma comunidade pobre à espera de um milagre, uma grande empresa que lhes pode fornecer esse pequeno milagre à custa sabe-se lá do quê e, por fim, o lado ambientalista e o amor às raízes tradicionais. Os personagens do filme fazem parte de um destes três lados e todos têm argumentos válidos para tentar convencer os outros e é isso que torna este drama tão interessante. Aqui não há propriamente maus da fita, mas sim pessoas que esperam conseguir o melhor para si e para os seus. O realizador Gus Van Sant não toma partidos, nem nos manipula, antes pelo contrário, leva-nos a tomar as nossas próprias decisões, nunca descurando o humor, nem tornando tudo demasiado sério. Se o final é feliz ou não, só nos compete a nós decidir.

À frente do talentoso elenco, encontramos Matt Damon como Steve. Olhando para ele é fácil perceber que ele consiga vender tudo o que deseja, Damon tem o irresistível charme de um “boy next door”. Como Sue, Frances McDormand continua a mostrar porque é uma das grandes actrizes da sua geração. John Krasinski é um bem disposto Dustin em quem apetece acreditar, mas que parece esconder um segredo. Ele e Damon são também os responsáveis pelo argumento.

Não é uma grande obra, é um daqueles pequenos filmes que vive simplesmente de uma boa história e de um conjunto de óptimas interpretações. Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário