Etiquetas

domingo, 27 de novembro de 2011

UM MÉTODO PERIGOSO (A Dangerous Method) de David Cronenberg


Carl Jung é um médico que se interessa pelas teorias de Freud e decide usá-las para tratar uma nova paciente, Sabina. O problema é que entre ele e Sabina nasce uma sedutora relação de sexo e amor. Ao mesmo tempo, ele começa a discordar de algumas teorias de Freud e a amizade entre os dois fica em risco.

Este filme é baseado numa peça de teatro e isso percebe-se, o que não abona muito a favor de Cronenberg. Esperava algo de mais dramático e em vez disso tive discussões aprofundadas sobre a psicanálise (com uma linguagem por vezes demasiado rebuscada para os meus fracos neurónios), que apesar de interessantes não deixam de ser aborrecidas. Para mim, um filme é feito de emoções e não as senti aqui, limitei-me a ser um mero espectador.

Quanto ao elenco, ainda não foi desta que a bonita e sonsa Keira Knightley me conquistou. Ela é boa enquanto “gata com cio”, mas não me convenceu no resto, roçando por vezes o “over-acting”. Já Michael Fassbender e Viggo Mortensen estão óptimos como Jung e Freud, sendo eles que conseguiram manter a minha atenção. Num pequeno papel secundário, Vincent Cassel rouba o filme aos seus colegas.

Tenho saudades do velho Cronenberg e dos seus filmes de terror clínico, este MÉTODO é curioso, mas não passa disso. Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário